segunda-feira, 6 de abril de 2009

A musicalidade da cantora Claudette Ferraz



A cantora Claudette Ferraz(foto), já atuou ao lado de nomes consagrados da Música Popular Brasileira (MPB) como Tim Maia, Emílio Santiago, Agepê, Kátia, Roberto Leal, Elymar Santos, Jorge Aragão e Reginaldo Rossi sendo backing vocal deles.


Ela é de uma geração que passeia por vários estilos, tendo uma voz suavemente grave, límpida e um estilo único de cantar e interpretar canções de diversos como também fez diversas temporadas musicais ao lado do cantor Alex Cohen e posteriormente foi cantora-solo exclusiva de Luiz Carlos Vinhas, tendo trabalhado com ele durante cinco anos.


No ano de 1991 ela lança o primeiro trabalho Dois Apaixonados à época um LP produzido pelo Michael Sullivan, o disco contou com participações de Elymar Santos e Robertinho de Recife. Em 2001, canta com Elymar Santos na Festa dos Brasileiros no Centro de Nova York e em 2002, no Conrad Cassino Hotel, no Uruguai.


“Eu fui casada com o músico/compositor Gilson Mendonça, um dos autores de “O Descobridor dos Sete mares”, que trouxe de volta aos palcos, o cantor Tim Maia, com quem trabalhei durante quatro anos, afirma ela que essa música inclusive foi feita dentro da minha casa e, posso dizer até que foi, sem dúvida, uma experiência inigualável, pois com o Tim, vivi momentos inéditos que jamais imaginei.


Conquistou troféu de melhor intérprete e o prêmio de primeiro lugar, em festivais de música como também lotou a Casa de Espetáculos Canecão no Rio de Janeiro.
Versatilidade e uma voz marcante são uma das marcas que ela imprime nos palcos, e entre os seus shows um repertório eclético incluindo canções de Lenine, Ângela Rorô, Altay Veloso, Paulo César Feital e Belchior.


Atualmente seguindo carreira solo, a cantora Claudette Ferraz esteve no Nordeste em 2006 numa turnê realizada para divulgar o seu mais novo trabalho, o primeiro CD PRA SEMPRE, cuja produção foi independente e participando de vários shows na segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte,Mossoró,no Teatro Dix-Huit Rosado dentro do Projeto Seis e Meia e Teatro Alberto Maranhão em Natal, Teatro Mag Shopping em João Pessoa, Teatro Severino Cabral em Campina Grande no estado da Paraíba.


Mesmo regravando sucessos e trabalhando em produções independentes, Claudette Ferraz tornou-se referência em termos de exigências e uma qualidade notável conquistando platéias bem ecléticas e mostrando um admirável trabalho artístico coroado de êxitos.

Com um enorme público no estado do Rio Grande do Norte, ela que já foi casada com o músico e compositor Gilson Mendonça, um dos autores da música “O Descobridor dos Sete Mares”, grande sucesso imortalizado na voz de Tim Maia, e que esteve ao lado desse imortal cantor cantando durante mais de quatro anos.

Em resumo quando ela deu entrevista exclusiva ao Site de Entretenimento do Rio Grande do Norte, Bambérrimo em 2008 “Eu só penso no meu público em primeiro lugar.
É ele que conduz e dá seguimento ao meu trabalho. É ele que faz com que tudo aconteça. É ele que me estimula que me dá o brilho, a luz que eu preciso para atuar. Sou exigente sim, mas por querer sempre dar o melhor de mim para quem me ouve e me assiste. É um transe de ideais. Um verdadeiro êxtase. Tudo é escolhido a dedo e feito com muito carinho com todos os quesitos em julgamento. São realmente muitos anos de casamento com a música e isso faz com que eu reflita sempre de forma coerente, ampla e abrangente, mas objetiva.
Não consigo subir num palco sem emoção, sem sentir o meu público, sem estar de mãos dadas com ele. Tem que rolar uma atração muito forte. É questão de afinidade de uma relação de pura sedução entre eu e ele. E essa vibração se manifesta através da sensibilidade, da sensualidade que se despe em mim em cada momento vivido sobre um palco. Nele eu me dispo totalmente e me mostro de forma aberta e verdadeira com personalidade, com versatilidade usando e transformando toda a essência, em emoção. Não como e não bebo em dia de show. A música me alimenta. Ela me deixa forte, atenta, viril, sóbria para sentir a vibração, a energia e a pureza de cada sentido, de cada momento que rola.